terça-feira, 22 de setembro de 2015

Vinho Ruim

É difícil. Na verdade, classificar um vinho tanto como ruim quanto como bom é muito subjetivo. Existe algo mais pessoal que o paladar? Gosto são lembranças, afeto, histórias, preferências...

Quando alguém decide falar de vinhos, toma para si uma grande responsabilidade: pode alavancar um produtor ou simplesmente derrubá-lo. Deve haver critérios. E há ou todo papo de vinho seria um monte de balela!

Critérios existem para dizer se o vinho é bem feito, se está equilibrado, desequilibrado ou se está defeituoso. Apenas isso. Desequilíbrio e defeitos podem ser ruim para mim e não pra você. Confesso que já tomei um vinho oxidado que me agradou bastante.

Cabe ainda lembrar que os defeitos podem estar (geralmente estão) relacionados a uma garrafa específica ou, no máximo, a uma safra. Nos dias atuais, é muito difícil um vinho mal feito.

Além disso, mau armazenamento, temperatura errada, harmonização infeliz, paladar alterado, tudo isso pode deixar o vinho de uma garrafa ruim, para alguém. Tachar um rótulo como ruim é, portanto, na maioria das vezes, uma classificação baseada simplesmente no gosto pessoal.

Gosto pessoal também conta para vinho bom. Sabe-se, por exemplo, o estilo dos vinhos que ganham notas altas de Robert Parker. Acontece que falar de vinho ruim traz conseqüências mais nefastas. Todo mundo vai provar o vinho bom e fazer seu julgamento. Mas pense naquele vinho um tanto desequilibrado porque foi feito sem muita tecnologia lá no interior de algum país produtor por uma família que elabora vinhos há séculos.  Desequilibrado, mas cheio de história. A história pode ter gosto de lembranças afetivas para alguém que deixaria de prová-lo se ouvisse que é ruim.

Portanto, menos notas, menos avaliações, mais experiência gustativa, mais litragem.

Dito isso, posso finalmente dizer que experimentei um vinho que não gostei nada:  Serras de Azeitão Selecção do Enólogo Rosé 2013.  Sem expressão, fechado, sem gosto.

Talvez tenha sido mau armazenado. Talvez minha expectativa estivesse muito alta porque amo rosé. Talvez o problema tenha sido eu. Alguns disseram que ele "não era tão ruim assim". Ficou mais da metade da garrafa. Ninguém repetiu.  Tire a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário