Mais uma vez resolvi transformar uma noite qualquer em casa em um evento! #estranhamania. O responsável: um Barolo 2004 que, para minha felicidade, já estava muito bom para beber.
O verão de 2004 no Piemonte contou com uma boa variação térmica e o frescor da noite permitiu uma maturação mais lenta, resultando em vinhos equilibrados, perfumados e com muito frescor que, mesmo jovens, já apresentavam graça e harmonia e têm potência para envelhecer por muito tempo. Não consigo nem imaginar como estará em 10 anos!
As uvas Nebbiolo desse vinho são de um vinhedo plantado em 1954 e localizado na vila de Annunziata, próximo a La Morra. Possui solo calcáreo e argiloso e rendimento de cerca de 6 toneladas/ha. O vinho passa 24 meses em barricas francesas, metade novas, metade usadas e é engarrafado um ano antes de ser colocado à venda.
Apesar das barricas, é um Barolo elegante. Aromático e cheio de frutas, de cereja ao marrasquino, com notas balsâmicas e de especiarias doces. Muito macio, muito redondo, muito equilibrado, com frescor salivante e final muito longo e deliciosamente adocicado. Refinado e potente.
Quando se pensa que não há como melhorar, experimente prová-lo com filé alto e risoto de cogumelos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário