sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Porto Vintage 1975

Tem coisas que só um bom amigo faz por vc!  Tipo abrir uma garrafa de um vinho do Porto com quase 40 anos de idade.

Para ser vintage, ou seja, safrado, o vinho tem que seguir toda as regras do IVDP (órgão regulador do vinho do Porto) e ser devidamente autorizado.  Geralmente, os produtores só fazem um vintage quando a safra vale a pena, mas só geralmente.

Dizem que a melhor época do Porto Vintage é em sua vida adulta, entre 25 e 30 anos.  Entre 30 e 40 anos, o vinho ganha em complexidade e desenvolve aromas de mel, caramelo, marzipan e, quem sabe, chá e charuto.  Depois dos 40, só os melhores envelhecem bem.  Ganham ainda mais em complexidade, elegância e delicadeza.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Angelica Zapata Chardonnay Alta 2010

Não adianta discutir, Catena Zapata é mesmo garantia de qualidade.  A maioria de seus rótulos que consigo pagar aqui no Brasil às vezes não chegam a me emocionar, mas não desapontam jamais! 




sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Não é só no Brasil, os Franceses também sofrem com o Governo...

Ora, ora, para quem achava que só no Brasil era difícil beber vinho, veja que o Governo francês tem estudado algumas alterações legais para reduzir o consumo de álcool no país.  No caso deles, não é apenas por meio de impostos, mas por medidas bem controversas:

-  Proibição de se falar sobre vinho na internet e mídias sociais. Já existe uma lei que proíbe propaganda de vinho, mas não menciona internet. Lá se foram meus planos de abrir capital e lançar o blog na França!

-  Proibição de se falar bem de vinhos na imprensa.  Já é proibido vangloriar o consumo de vinho, mesmo moderado.  A diferença é que a nova medida proibirá, inclusive, artigos e notas de degustação.  Como poderão os franceses escolher seus vinhos no supermecado sem acesso às notas de Robert Parker e Jancis Robinson??  Coitados...