quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A Difícil Arte de Escolher uma Adega

Ano novo, vida nova e um projeto de casa nova que para ser finalizado precisa das dimensões da minha nova adega, que não consigo decidir qual será.

Tenho uma adega adquirida em uma época que gostava muito de vinhos, mas entendia bem menos.  Uma Dynasty para 12 garrafas.  Resultado? Tenho garrafas espalhadas pela casa toda, especialmente no guarda-roupa, onde dizem que as roupas e o escuro ajudam a manter uma temperatura mais amena.  E tenho uma adega mal resolvida com complexo de superioridade que decide, a seu bel prazer, a temperatura que quer manter meus vinhos.

Isso acontece porque ela é termoelétrica, ou seja, a temperatura do interior depende da temperatura do ambiente.  Lembrando que a temperatura ideal de armazenamento é entre 14 e 18°C, pode ser que, se a temperatura em sua casa estiver acima de 25°C, o interior da adega esteja um pouco mais quente que o ideal, o que não será um grande problema se seu vinho for para consumo em curto prazo.  A não ser que você more em um forno...

Com a experiência adquirida, a única coisa que sei é que minha próxima adega deverá ter capacidade para, no mínimo, umas 40 garrafas.  Ou posso comprar duas adegas com capacidade menor e começar a colecionar adegas!

A verdade é que a escolha nem é tão difícil assim, as opções no Brasil são muito parecidas e, ao incluir os modelos importados, o preço pode ser um limitador.  E a voltagem, para quem mora no Centro-Oeste, por exemplo. 

Dito isso, algumas considerações a serem feitas ao escolher sua adega:

1. Tamanho e capacidade: Antes de tudo, é preciso saber o espaço disponível em sua casa.  Depois, quanto você compra de vinho e quanto você bebe.  Uma adega para 12 garrafas é pequena, muito pequena, se você bebe pelo menos duas garrafas por semana em casa...

2. Espaço: Se a adega for embutida, existem as opções próprias (com saída de ar pela frente e mais caras) ou será necessário deixar um espaço de uns 10cm ao redor para garantir a ventilação e economizar energia. 

3. Interior: Prateleiras deslizantes são mais práticas, facilitam na hora de encontrar o vinho, sem ter que puxar as garrafas e estragar o rótulo (o que acontece comigo com certa frequência), especialmente quando a garrafa é maior que o espaço disponível.  Muitas adegas foram feitas para garrafas bordalesas tradicionais e não aceitam facilmente garrafas mais bojudas ou mais compridas ou mais grossas.  Prateleiras removíveis também é uma boa.

4. Sistema de refrigeração: Elementar, meu caro. Por troca de calor (termoelétrica) ou por compressor.  Os problemas das termoelétricas estão ditos, as por compressores têm que ter proteção para trepidação e têm que ser silenciosas, não dá para ser compressor de geladeira! 

A opção de duas zonas de temperaturas será boa se você quiser seus vinhos brancos e espumantes sempre prontos para serem servidos, afinal, a temperatura de guarda é uma só para qualquer tipo de vinho.  Eu acho uma boa idéia, sofro de ansiedade...

Há ainda questões como proteção contra luz, controle de temperatura externo, alarmes, assistência técnica, as quais entendo já serem cumpridas pelas boas marcas no mercado. 

Minhas escolhas:

Electrolux 29 garrafas
Capacidade menor, duas temperaturas, prateleiras deslizantes, refrigeração por compressor, ótimo preço: R$ 1.439,00 no Ponto Frio, nas Casas Bahia, etc.  A GE dual para 29 garrafas tem o mesmo preço e são bem parecidas.

GE 48 garrafas
Duas zonas de temperaturas, boa capacidade, refrigeração por compressor, ótimo custo-benefício: R$ 1.963,00 no site da Fast Shop.

Art des Caves Sophistiqué Dual 60 garrafas
Tem tudo, mais design e vááárias opções de cores (a uma taxa extra de meros R$ 540,00). Por R$ 6.620,00 na Maison des Caves.

Kitchenaid 46 garrafas
Duas zonas de temperatura, prateleiras deslizantes, linda em vidro, aço inox e madeira.  Qualquer R$ 10.000,00 paga.  Ainda bem que só tem 110 volts!

Liebherr 44 garrafas
Tem tudo que você precisa e saída de ar pela frente.  Nesse caso, não será preciso o espaço ao redor para garantir ventilação, mas, para Brasília, será preciso transformador, estabilizador... Também só está disponível com 110v, custa uns R$ 12.000,00.

E da série "porque beleza é fundamental":

Winebox
A menor para 23 garrafas ou a maior para 34 por R$8.600,00, mas estou tentando até agora descobrir as especificações... Na Cia. Vintage e aqui.

A revista Adega fez uma reportagem bem legal sobre o assunto em 2010, disponível aqui
Boa sorte!!

4 comentários:

  1. Sabrina, tenho uma Dynasty Termoelétrica de 16 garrafas aqui, que sofre do mesmo problema. Está ativa sem descanso há uns 5 dias, tentando chegar nos 15ºC que eu estabeleci pra ela, coitada. Neste momento está em 17ºC, lutando bravamente contra o verão brasileiro. Gosto dela, mas deixo alí só os vinhos para consumir dentro de 1 ano, ou 2 no máximo.

    Para os vinhos de mais guarda, tenho uma Electrolux de 34 garrafas (33 em alguns sites). Igual a que você postou, mas não é dual zone (preferi um maior número de garrafas). Excelente adega. Baixa vibração, tira de letra os 13ºC que eu estabeleci pra ela, mesmo em pleno verão. Só tem um problema: Feita pra garrafas padrão Bordeaux. Até cabe nas prateleiras umas tipo Borgonha/Rhône mais estreitas, mas para as mais "gordinhas" a solução é só o cestinho lá embaixo. E lá só cabem 4 garrafas. Então é um fator a se considerar.

    Outro fator: são "só" 34 garrafas. E alí ficam meus vinhos de guarda. O que acontece é que compro vinhos mais bacanas em geral uma vez por ano, numa viagem, ou algo do tipo. E estes vinhos ficam lá por alguns anos. Ou seja, a cada ano ela ficava mais cheia, e sem previsão de saída para muitos dos vinhos. A rotatividade nela ficou muito baixa, logo, o espaço ficou pouco também. Hoje ela está completamente lotada, sem previsão de liberação de espaço.

    Eu recomendaria uma adega maior. O quanto maior vai do bolso de cada um. Meu consumo é de 1 a 2 garrafas por semana, tenho um espaço de 50 garrafas contando as 2 adegas e pra mim que não é suficiente. Se você quiser guardar alguns vinhos, é pouco espaço. Funciona muito bem pra quem compra vinhos só pra consumo rápido, em 1 ou 2 anos. Mas se você gosta de comprar alguns vinhos que suportam 7, 10, 20 anos de guarda, em pouco tempo as adegas estarão lotadas.

    Em resumo: Gosto muito da Electrolux, mas se você estiver disposta a gastar um pouco mais, compre a maior adega que puder!

    Espero ter ajudado, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas, Mateus! Geralmente tenho umas 40 garrafas em casa, acho que a de 34 vai ficar bem pequena mesmo!
      Abs.

      Excluir
  2. Minha dúvida quanto aos modelos "dual zone", é que parecem dispor de uma espaço muito maior embaixo, para temperatura mais baixas, do que em cima, para os tintos. Espumantes e brancos não podem ser guardados à temperatura dos tintos e quando servidos receberem um resfriamento particular?

    ResponderExcluir
  3. Exatamente! A temperatura de guarda é a mesma. O modelo dual zone, na minha opinião, serve para quem não quer esperar um pouquinho até que os espumantes e brancos atinjam a temperatura de serviço. Além do mais, a parte mais baixa dos modelos tradcionais, dizem, já é um pouco mais resfriada...

    ResponderExcluir