quinta-feira, 7 de março de 2013

Mulheres e Vinho

No livro Wine for Women: A Guide to Buying, Pairing, and Sharing Wine, a crítica de vinhos Leslie Sbrocco, colaboradora de jornais, revistas e programas de televisão nos Estados Unidos, compara as principais uvas com as peças mais essenciais de um guarda-roupa feminino. É claro que se trata de uma brincadeira, mas, para as mulheres, o paralelo pode fazer algum sentido. 

É informação divertida para quem entende alguma coisa da bebida e acessível para quem não tem a menor idéia.  Melhor ainda, é como uma inside joke, comentários que realmente apenas nós, seres mais evoluídos, vamos conseguir entender.  Veja as idéias de Leslie:

Uvas brancas
Chardonnay: versátil, popular e capaz de gerar vinhos de vários estilos. Seria equivalente a um vestido clássico da cor preta, o famoso pretinho básico.
Sauvignon Blanc: com boa acidez, sabores de frutas e ervas frescas, a uva é “equivalente a uma camisa branca de algodão recém-lavada”.
Pinot Grigio: é como vestir seu jeans favorito no final de um longo dia, é relaxante e confortável.
Riesling: uva leve e vibrante, com sabores arredondados de fruta e alguma doçura às vezes. “Esse vinho é como um vestido de primavera numa garrafa”.

Uva tintas
Cabernet Sauvigon: nunca sai de moda, os vinhos feitos com essa uva são como um “terninho clássico”.
Merlot: para essa uva macia, sedosa, a comparação é inevitável. Merlot é como uma roupa de cashmere.
Syrah: uva quente, que adiciona uma pitada de “sex appeal em qualquer refeição”. Como uma bolsa vermelha adornando uma mulher.
Pinot Noir: uva elegante, clássica e glamorosa, que lembra um vestido de gala, feito de seda.

O livro também tem outras informações como dicas de compras e idéias de refeições harmonizadas. 

Confesso que não entendo porque nós mulheres precisamos de livros específicos, como se não pudéssemos ler os livros que os homens lêem... Talvez o título tenha sido um grave erro (me lembra algo do tipo "Wine for Dummies"), mas, enfim, como a iniciativa do restaurante Ares e outras, aproxima o consumidor a consumidora do vinho e é um sinal de que o papel da mulher no mundo dos vinhos começa a ser valorizado.

Lá atrás em 2009, uma pesquisa no Reino Unido mostrou que as mulheres eram responsáveis por escolher e comprar 8 de cada 10 garrafas de vinho vendidas para consumo residencial.  No Brasil, a Diageo já verificou que 65% dos consumidores de vinho são mulheres. Sim, 65%.

O livro foi lançado há 10 anos e não parece estar disponível no Brasil.

Para comemorar o Dia Internacional das Mulheres bebendo e não lendo, sugestão de vinhos feitos por grandes enólogas aqui.

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