sábado, 6 de julho de 2013

O Clássico Mais Difícil do Inverno: Queijos e Vinhos

Ao contrário do que diz o senso comum, queijos e vinhos é uma harmonização difícil.  Constatei, resignada, em um workshop promovido pela ABS-Brasília sobre o tema.

Tudo parecia lindo: as dicas de serviço e de decoração, os tipos de queijo para servir, os tipos de vinho.  Foi crescendo uma vontade irresistível de fazer uma recepção assim em casa.  Até que começou a degustação...

Os vinhos servidos:

Miolo Reserva Viognier 2010
Mineral e floral, fresco, com notas de madeira e fumaça.

Viña Tarapacá Gran Reserva Sauvignon Blanc 2009
Típico, traz a mineralidade, o maracujá e a grama da Sauvignon Blanc, tudo com frescor.

Viu Manent Malbec Rosé 2011
Um rosé com bom corpo e frescor.

Villa Cerna Chianti Clássico 2010
Herbáceo, muito, e leve.

Viu Manent Estate Reserva Malbec 2011
Um Malbec chileno, bem mais discreto e mais leve que os argentinos.

Château La Motte 2009
Um corte de 87% Merlot e 13% Cabernet Sauvignon, fresco, redondo, com aromas de frutas vermelhas maduras e ervas.  Um Bordeaux simples.

Aurora Millésime Cabernet Sauvignon 2008
Sempre um bom vinho brasileiro, com boa estrutura.

Burmester Porto Ruby

À harmonização:

Gouda - Se deu bem com os brancos, em especial com o Viognier.  Com os tintos, ele desapareceu e com o Rosé restou um amargor na boca.  A "literatura" diz que combina bem com tintos e espumante brut.

Brie - Acho que só dá certo com geléia de damasco.  Persistiu sobre o Viognier, deixou alguns outros amargos.  Com o Cabernet Sauvignon, não foi nada agradável.  A dica de harmonização é com Sauvignon Blanc, Porto, Prosecco, Chardonnay sem madeira, Pinot Noir.

Maasdam - ficou bom com o Malbec mais leve e com o Chianti, mas melhor com o Rosé.  O Bordeaux apagou todos os vestígios do queijo.  A dica de quem entende é o Sauvignon Blanc.

Emmenthal - não gostei muito com o Malbec, deu mais certo com o Chianti, mas destacou seus taninos, assim como com o Bordeaux.  Fica melhor com tintos sem muitos taninos, como Pinot Noir, e brancos Gewurztraminer e Sauvignon Blanc.

Reblouchon - um queijo salgadinho e untuoso que se deu bem com o Rosé e com o Malbec.  Acho que também ficaria bom com um espumante brut.

Cabra (massa semidura) - se encontrou com o Sauvignon Blanc, como esperado.  Com o Malbec e com o Bordeaux, não deu muito certo.  Um pouquinho mais certo com o Chianti e também nada legal com o Cabernet.

Pecorino - a acidez dos brancos ajuda a refrescar todo aquele sal, mas os vinhos desaparecem. Foi forte demais para o Malbec chileno.  Ficou melhor com o Bordeaux.  Se equilibrou com o Cabernet Sauvignon.  E, claro, deu muito certo com o Porto.  Ou seja, para harmonizar, vinhos doces ou tintos robustos.

Gorgonzola - atropela todos os vinhos, o Cabernet Sauvignon ainda tentou sobreviver, mas com muita briga.  O único que encontrou o paraíso foi o Porto.  Você também se sente lá!  Um tinto bem leve e outros doces também darão certo.

Na minha opinião (e harmonização é sempre muito pessoal), os brancos e os doces, de forma geral, se saem muito melhor que os tintos.  Mas experimente convidar alguém para um "queijos e vinhos" sem vinho tinto:  ninguém aparecerá.  Sabe o que também dá muito certo?  Os vinhos alemães meio-secos.  Isso mesmo!  Agora sim, você correrá o risco de ter um evento com fracasso total de público!

Ensinamento dos franceses: "Para comprar vinho, leve maçã.  Para vender, leve queijo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário