sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sauvignon Blanc: Crise de Identidade na Califórnia

Sendo Cabernets, Pinots e Chardonnays ainda a preferência nos EUA, os vinhos elaborados com a Sauvignon Blanc acabam ficando sem lugar.  Conhecê-los não vai mudar sua vida, mas estão lá se quiser provar. 

Há diversos tipos de Sauvignon Blanc nos EUA: alguns querem ser Loire, outros tentam ser Graves, alguns se espelham na Nova Zelândia, outros ainda, em um surto de auto-estima, se reinventam e viram Fumé Blanc.  Fato é que ser Sauvignon Blanc na Califórnia é sofrer inevitavelmente de crise de identidade.

Diante das preferências norte-americanas, esses vinhos são mesmo relegados a um segundo plano e dizem as más línguas que os consumidores não podem levar um vinho a sério quando os próprios produtores não o fazem...

Mas há um novo movimento de consumo entre os jovens daquele país que têm se interessado cada vez mais por novidades e, então, quem sabe um dia, assim como os Chardonnays também têm se transformado, o Sauvignon Blanc poderá se encontrar.

Por enquanto, vale a regrinha: conheça o produtor e encontre um rótulo bem resolvido e mais seguro de si! 

Frog's Leap Rutherford Sauvignon Blanc 2011
Um vinho muito agradável, com aromas herbáceos, tropicais e cítricos, com acidez vibrante e final persistente e levemente mineral.  Equilibrado e refrescante, é bem característico da cepa. 
Elaborado a partir de uvas plantadas de forma orgânica na sub-região de Rutherford, no Napa, é fermentado e envelhecido em tanques de aço inox.

O produtor conta uma história interessante:
Em 1982, o New York Times o apelidou de "Prince of a Wine" e sua elaboração não variou muito de lá para cá, a não ser pela busca constante de aperfeiçoá-lo e torná-lo ainda mais representativo de seu terroir (terapia às vezes resolve!). 
Desde então é 100% Sauvignon Blanc (com exceção da safra de 1992 que adicionou um pouco de Sémillon), tem baixo teor alcóolico e alta acidez, a fermentação em tanques de aço inox começou no final dos anos 90, a denominação Rutherford apareceu em 2001 e a agricultura orgânica veio em 2002.

Por US$ 36,00 em um restaurante na Califórnia, acompanhando uma entrada de ostras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário