quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Os Novos Chardonnays Americanos

Os Chardonnays americanos são conhecidos por serem encorpados, untuosos, cheios de madeira.  É claro, para harmonizar com a culinária deles, os vinhos acompanham o peso.

Essa fama, contudo, não é mais a regra.  A moda agora na Califórnia são os Chardonnays sem madeira e rótulos mais leves e mais frutados têm se destacado.  Claro que treinar o desapego é um processo lento e a fermentação malolática ainda tem seu lugar.

De qualquer forma, o uso da madeira está mais comedido e o equilíbrio é a nova regra.  Aqui estão dois exemplos, ambos por menos de USD 35,00 em restaurantes lá na terra do Tio Sam.

Hess Select Chardonnay 2010

Hess Select é uma linha mais acessível desse produtor do Napa Valley.  Esse Chardonnay vem de vinhedos em Monterey e passa 9 meses em barricas de carvalho francês, das quais 30% novas.  Ainda assim, é bastante fresco, tropical e cítrico.  A madeira é bem discreta, mantendo o estilo frutado.

Acompanhou bem pratos leves de frutos do mar no restaurante Pier Market, em São Francisco.

Silvestri "Bella Sandra" Chardonnay 2009

Do Vale de Carmel, este sim um pouco mais encorpado, mas ainda sem exagero de madeira. Apresenta aromas de baunilha, frutas, mel e final de boca muito agradável, fresco, frutado, mineral e levemente untuoso.

É fermentado, separadamente e em partes iguais, em barricas de carvalho francês novas, com um ano de uso e com dois anos de uso, por um período de duas a três semanas e passa por fermentação malolática. Depois envelhece sur lie por aproximadamente 11 meses.

Acompanhou um prato mais rico: Gnocchi de Ricota com Lagosta Trufada no restaurante Flaherty's Seafood Grill & Oyster Bar na charmosíssima Carmel-by-the-Sea.  Cabe contar que o restaurante tem um cardápio gluten-free e um em português para os interessados!

2 comentários:

  1. Parabens Sabrina, o blog segue charmoso e elucidativo. Sabia que ha varias vinicolas proximas a NY? Claro que nao se comparam as de Napa Valley ou Oregon, mas mesmo assim uma desculpa para voce vir aqui buscar (ainda mais) inspiracoes pros seus posts. Abracos, Elizeu

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Não que eu precise de desculpas pra ir aí, mas essa é muito boa mesmo!
    Nos veremos em breve!

    ResponderExcluir