segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Château Lamblin Cuvée Hommage 2003, com Beef Wellington e Risoto de Cogumelos

O almoço do Dia dos Pais tinha que ser especial, então repetimos a receita do Beef Welllington do Natal e ainda fizemos um Risoto de Cogumelos para acompanhar, tudo delicioso, claro.
Beef Wellington e Risoto de Cogumelos
O cardápio merecia um vinho à altura: Château Lamblin Cuvée Hommage 2003, vinho biológico, cheio de premiações.

Meu pai comprou a garrafa em uma loja de produtos naturais em Uberaba-MG (Villa Verde), inusitado, não?  É que trata-se de um vinho biológico, ou seja, na sua elaboração são utilizados apenas produtos de origem natural, sem utilização de agrotóxicos, fertilizantes químicos, inseticidas sintéticos e coisas do gênero. As defesas naturais das plantas são estimuladas pelo uso de soluções homeopáticas, enquanto algas e soluções de argila complementam o processo, favorecendo a fotossíntese e protegendo as uvas até a colheita.

Em 2003, após 3 anos de inspeções e consultoria, a vinícola recebeu a certificação ECOCERT.

O Château Lamblin, com seus 4 hectares, está localizado na área de Bourg sur Gironde, no centro da denominação Côtes de Bourg (Gironde, Bordeaux), cujo terroir se beneficia de um micro-clima e de uma situação geográfica muito especial, sob influência da costa e com dois tipos de solo: argilo-calcário e limoso-arenoso.

Sobre o vinho:

Produtor: Château Lamblin
AOC: Côtes de Bourg
Safra: 2003
Castas: Merlot (60%), Cabernet Sauvignon (20%) e Malbec (20%)
Álcool: 13,8%
Vinificação: Tanque de concreto. Sem chaptalização nem fermento.
Maturação: 14 meses em tonéis de carvalho
Guarda: até 2020

Notas: Vermelho rubi, já com tons de evolução, aromas intensos e complexos de frutas negras, tabaco, couro... Em boca, potente, cheio, com taninos maduros e acidez gastronômica. Final longo. Um super vinho.

Sugestão de harmonização: cozinha tradicional e regional, carne vermelha e caças, queijos fortes.
Com o filé e o risoto, foi muito bem, os pratos pediam um vinho com muita estrutura.  Em alguns momentos achei o vinho encorpado demais, mas talvez tenha sido falta de seguir o conselho para abrir com uma hora de antecedência (e falta de um decanter, #dicadepresente).

Se você não tem a felicidade de morar em Uberaba, pode encontrar o vinho no site da La Cave Jado, por R$ 102,00.

Um comentário:

  1. Cara Sabrina;

    Muito grata pela referência que fez à loja.
    Gostei de conhecer seu pai e, nessa semana, tive a felicidade de conhecer sua irmã. Linda família, visivelmente, pessoas de muito bom caráter. Precisando de qualquer coisa, em Uberaba, conte comigo. Um forte abraço.

    ResponderExcluir