domingo, 14 de outubro de 2012

De Repente, Sauternes e Foie Gras

Véspera de feriado, não estou fazendo nada, ele também, um foie gras na geladeira a ponto de perder a validade, um Château Guiraud 2007 olhando para mim toda vez que abro a adega e pronto, uma noite sem expectativas é rapidamente transformada em uma grande ocasião!

Sim, a harmonização de um Sauternes com foie gras é mesmo tudo aquilo que dizem.  O Château Guiraud é mais do que conseguem dizer. 


O Château é um Premier Grand Cru Classé desde 1855 e produz 100.000 garrafas por ano.  Seus vinhedos têm entre 35 e 40 anos, a colheita é manual, a fermentação, em barricas, dura de três semanas a dois meses e o vinho, elaborado a partir das uvas Semillon (65%) e Sauvignon Blanc botrytisadas, envelhece em barricas por entre 18 e 24 meses.

O vinho impõe respeito antes do primeiro gole.  Nariz aromático e complexo de frutas passas, mel, limão e flores.  Em boca, impressiona pelo equilíbrio entre dulçor e frescor, estruturado, complexo. Um vinho rico e poderoso.  Características intensificadas pelo foie gras.

Para a sobremesa, outra sugestão de harmonização: cheesecake e caramelo, preferencialmente juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário