quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Maria Mansa 2004

Esta semana, minha mãe, minha irmã e algumas tias estão desbravando Portugal (ok, tio Solino e meu primo Otto também estão por lá, mas alguma coisa tipo "girls' time out" soaria muito mais interessante!).  Ontem recebi uma foto delas degustando vinhos em Vila Nova de Gaia, no Douro e, depois de controlada minha invejinha, me lembrei de um vinho delicioso, daquela região, que provei mês passado.

Antes do vinho, um pouco sobre a DOC. Como devem saber, o Douro é considerado patrimônio da humanidade na categoria paisagem cultural desde 2001 e seu nome se deve ao rio do mesmo nome, cuja nascente está na Espanha (lá na região de Ribera del Duero, uma das queridinhas de Robert Parker).  Depois de séculos vivendo do prestígio do Porto, em 1952, foi lançado o Barca Velha, com o qual se percebeu ser possível fazer grandes vinhos de mesa na região.

Sobre o vinho:
Maria Mansa 2004
Produtor: Quinta do Noval
Região: Douro
Variedade: 40% Touriga Francesa, 30% Touriga Nacional, 30% Tinta Roriz
Álcool: 14%
Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês
Guarda: 7 anos
Importador: Grand Cru Preço: R$ 59,00



Notas de Degustação e Harmonização do Importador:
Aromas intensos e frutados. Na boca, aveludado, equilibrado, estruturado e elegante
Acompanha bem pernil de porco e acompanhamentos da cozinha mineira

Meus Comentários:
Bastante equilibrado, taninos macios, elegante, aromas de frutas maduras e final prolongado.  Gostei bastante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário