sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A Terra do Rosé e seus Tintos Premiados

Então comecei a estudar a Provence.  E, como tudo na França, diversas Denominações de Origem e a importância de se conhecer o produtor.  É, dá uma preguiiiiça...  Mas compensa!!

E quem diria que a terra dos rosés produz vinhos tintos que agradam ao paladar exigente e encorpado de Robert Parker? (ok, ok, pode ser que só eu não sabia disso!).  Enfim, entre agradáveis e surpreendentes rosés secos e frutados, tivemos o prazer de degustar alguns tintos que merecem destaque.  Entre eles, o Domaine de Trévallon:






Trata-se de um corte de Syrah e Cabernet Sauvignon, um vinho para mais de 10 anos de guarda.  Dizem ser o melhor da Provence.  Encorpado, complexo, redondo. Aromas de frutas vermelhas, herbáceo e apimentado, muita azeitona. No Brasil, está por volta de R$ 300,00 (acho bem caro já que há outros tão bom quanto por menos da metade do preço).

Foi em 1982 que Robert Parker tornou o vinho conhecido mundialmente e foi em 1993 que o Domaine foi desqualificado como AOC Coteaux des Baux en Provence por utilizar mais de 20% de Cabernet Sauvignon em seus vinhos e se tornou um Vin de Pays.

Na Provence, existem 15 tipos de Vin de Pays entre regionais, departamentais ou ligados a uma zona histórico-geográfica, todos devidamente regulamentados.  O Domaine de Trévallon é um Vin de Pays des Bouches-du-Rhône (departamental), lá perto de Avignon.  E o rótulo, diferenciado, é um trabalho de René Dürrbach, pai do proprietário Eloi Dürrbach. Falecido em 2000, aos 89 anos, René Dürrbach, pintor e escultor, foi amigo de ninguém menos que Pablo Picasso. Será que o rótulo te diz alguma coisa?


Nenhum comentário:

Postar um comentário