domingo, 9 de outubro de 2011

Saca-rolha de champanhe

Hoje, dando uma bisbilhotada em novos acessórios para vinhos, me deparei com uma novidade que ainda não conhecia: o saca-rolha para champanhe!  

Pode parecer besteira, mas as pessoas subestimam o risco de uma rolha errática pelos ares. A pressão interna nas garrafas de espumante varia de 5 a 6 atmosferas, suficiente para fazer as garrafas explodirem (como acontecia com Don Pérignon).  Mesmo sabendo que hoje as fábricas garantem até sete vezes a pressão do espumante, ou seja, aproximadamente 35 atmosferas de pressão, é bom ter cuidado. E não, não adianta dizer que você é um exímio abridor de garrafas, a temperatura e até condições de armazenamento podem trazer desagradáveis surpresas.

Para exemplificar, consultei meus livros de física, fiz alguns cálculos, confirmei com o oráculo e: 
Considerando a pressão interna: 6 atmosferas;
o comprimento da rolha dentro da garrafa: 25 mm;
o raio da rolha: 9 mm;
a massa da rolha: 7,5 g, e
o ângulo de inclinação da garrafa: 45°,
pode-se estimar uma velocidade de ejeção da rolha de aproximadamente 20 m/s ou seja 70 km/h!! E um alcance de 40 metros.  Suficiente para cegar alguém ou mandá-lo para o hospital...

Diante disso e lembrando meu irmão que diz para nos perguntarmos, ao compar um gadget, "como isto pode melhorar a minha vida?", o valor, que varia de R$ 93,00 a R$ 180,00 (aferido em consultas pela internet), parece irrisório!




O produto, patenteado pela Screwpull, recebeu o nome de The Champ e basta fixá-lo na rolha de champagne depois de tirar o lacre de segurança e girar a garrafa no sentido anti-horário. A rolha da champagne irá subir pelas trilhas internas do abridor e estourar. A rolha ficará presa na área de segurança do The Champ.

Enquanto você não compra o seu, atente-se para alguns cuidados que se deve ter ao abrir uma garrafa de champanhe ou espumante.  Um dos principais diz respeito à temperatura de serviço, entre 6°C e 8°C (ou seja, a taça deve embaçar com a condensação da umidade), dizem que a baixa temperatura ocasiona o lento desprendimento do gás tornando-o menos agressivo. 

Mas lembre-se de resfriar a garrafa em um balde com água e gelo e não no congelador pois o congelamento da rolha causará problemas na abertura do espumante (experiência própria).  Além disso, a rolha pode ressecar permitindo a saída de gás carbônico.  A cada dez minutos em contato com água e gelo, a temperatura do espumante se reduz em 4°C.  Dizem também que a temperatura certa serve para que a acidez da bebida seja inibida na boca, deixando seu sabor ainda mais agradável, vale a espera! 

Outro cuidado importante é observar ao redor e avaliar os riscos caso a rolha escape...

Após a retirada da cápsula superior e da gaiola de arame, a rolha vai começar a sair impulsionada pela pressão, controle para que sua saída seja suave, evitando que se perca gás (e líquido, o mais importante!).  Assim, o espumante manterá suas características até o final.  Ao servir a bebida, incline a taça para controlar a formação de espuma e coloque uma pequena quantidade para não transbordar, seria um desperdício!

Enjoy it!

Nenhum comentário:

Postar um comentário