quinta-feira, 26 de abril de 2012

Chenin Blanc

por Laira Curado

Todos sabem que vinho branco combina com países tropicais. Sol, calor e um bom vinho branco refrescante!

Mas a realidade é que sempre fui uma apaixonada por vinhos tintos! E sempre que experimentei vinhos brancos... bom, não foi a melhor experiência... Achava os vinhos sem graça, sem aromas, sem gosto...

Então, nada como uma viagem pela África do Sul, onde o sol brilha diariamente e o vinho branco é delicioso, para mudar meu conceito!
No meu primeiro final de semana na Cidade do Cabo, fiz um tour pela região vinícola de Boland, que inclui as cidades de Paarl, Franschhoek (que significa “esquina francesa”) e Stellenboch.

Nesse tour fui “forçada” a degustar um maravilhoso Chenin Blanc. Foi a primeira vez que experimentei essa cepa e a paixão foi imediata! Desde então, tenho que me controlar para experimentar outras cepas e não ficar sempre com a Chenin Blanc.

Naquele meu primeiro dia de descoberta de um novo mundo vinícola, experimentei o Chenin Blanc da vinícola Anura. Logo de imediato me surpreendi com os aromas frutados do vinho, abacaxi e frutas secas. Na boca o buquê ácido do abacaxi balanceado com nuances de mel! Um vinho branco que pode ser degustado juntamente com queijos como Brie ou Camembert.
Sem dúvida me abriu uma nova porta de experimentações e descobertas!

Como uma boa curiosa e apreciadora de vinhos, precisei seguir experimentando outros Chenin Blanc, para comparar e verificar se minha percepção foi correta...

Um bom custo-benefício aqui na Cidade do Cabo é o vinho Petit, que pode ser comprado em supermercados locais por cerca de 30 rands (8 reais).


Esse já é um vinho mais jovem, menos complexo, onde percebi apenas os aromas florais e sabores levemente ácidos de maçã verde. Um vinho refrescante que vai muito bem com peixes e frutos do mar. 

Para finalizar com chave de ouro (por enquanto) minhas degustações de Chenin Blanc, me deliciei com o Kanu 2008, um vinho de Stellenboch.

Esse é um vinho complexo, com aroma forte de maçã, damasco e mel. Uma vez na boca, a maçã verde sobressai juntamente com um delicioso sabor de mel. Um vinho complexo, com acidez equilibrada, taninos macios e final persistente. Perfeito!

Minha opção junto com o vinho foi um maravilhoso prato de camarões rosa! Sem dúvida nenhuma esse vinho também vai bem com queijos como Brie ou Camembert!

Nas minhas degustações aqui na África do Sul, percebo que os Chenin Blancs são vinhos com aromas florais e de frutas frescas, muitas vezes de maçã, maçã verde, damasco e abacaxi, sempre prevalecendo o frescor e acidez natural das frutas. Quando envelhecidos em barricas de carvalho, adquirem aromas complexos de mel e castanhas, fazendo uma combinação perfeita com o aroma de frutas frescas.

E assim faço um brinde a minha nova paixão, Chenin Blanc!

Nenhum comentário:

Postar um comentário