sexta-feira, 6 de abril de 2012

Bacalhau e Bons Vinhos em Brasília

Se você não tem tempo de preparar bacalhau em casa e não pode ficar sem na sexta-feira da Paixão ou em qualquer outro dia da sua vida:  Sagres.

Além dos pratos gostosos e do preço justo, há uma carta de vinhos interessante.  Como o que mais tem nesses dias são explicações sobre harmonização para a Páscoa, vou te poupar e apenas mostra minhas últimas escolhas:

Entrada básica de bolinho de bacalhau
Bacalhau com Natas e Bacalhau à Lagareiro
Bacalhau à Lagareiro e Arroz com Tomates


O vinho:
Rapariga da Quinta Colheita Selecionada 2006
Aragonês, Trincadeira e Touriga Nacional, com 6 meses de barrica. É um vinho de corpo médio, com nariz de frutas vermelhas maduras e notas de madeira.  Taninos finos e acidez ressaltada, final de boca com chocolate.  Gastronômico, harmonizou bem com o bacalhau ao fogareiro.

4 comentários:

  1. Não é por nada não, mas bacalhau com vinho tinto só pode ser coisa de português mesmo. O sal do bacalhau com os taninos do tinto resultam em um sabor metálico completamente desagradável (acho que até um neófito sabe disso). Não adianta dizer que não, que em Portugal só se come bacalhau com tinto... Definitivamente essa harmonização só pode dar certo na terrina...

    João Paulo Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro combinar com um vinho branco mais estruturado, mas dá para usar um tinto sim para acompanhar bacalhau. É só escolher um vinho jovem e frutado, de corpo leve, com poucos taninos e boa acidez.

    O bacalhau tem estrutura e um sabor marcado, não ia ser mascarado por um tinto leve. E sem tantos taninos, não há aquela sensação metálica.

    Em resumo, é só não pegar aquele cabernet sauvignon "gran reserva" do maipo ou de colchagua, ou aquele malbecão pra acompanhar o bacalhau.

    Este ano fui de Cartuxa Branco mesmo, mas uma boa dica de tinto para acompanhar bacalhau é o "Risco" do António Saramago.

    ResponderExcluir
  4. João Paulo,
    Eu adoraria ter podido escolher o Pêra Manca branco que estava na carta de vinhos do restaurante. Teria saído de lá uma pessoa ainda mais feliz! Mas vivo em um mundo no qual a grande maioria das pessoas com as quais saio para jantar prefere tintos e tento fazer o que dá. Sabe como é, o vinho na minha vida ainda tem papel secundário e vem depois das minhas companhias...
    Assim, procurei um tinto de menos corpo que, ao final, cumpriu seu papel.
    De qualquer forma, acho que vinho tinto leve, com pouco tanino e boa acidez, como disse o Alexandre, vai bem com bacalhau sim. Mas pode ser coisa de neófita...

    ResponderExcluir