domingo, 29 de abril de 2012

Matetic e a Filosofia Biodinâmica


A vinícola Matetic foi criada em 1999 pela família Matetic, de origem croata, que, após ganhar uma grana no sul do Chile com atividades agropecuárias e minérios, decidiu diversificar seus negócios e comprou a propriedade no Vale de San Antonio.  Junto com a Casa Marín, é uma das mais antigas vinícolas na região.

A Matetic, além dos seus ótimos vinhos, é reconhecida por ter adotado a filosofia biodinâmica na sua produção.  A propriedade tem mais de 120 hectares plantados conforme os princípios do cultivo orgânico e, desde 2004, as uvas são certificadas pela instituição alemã CERES GmbH.

O adubo é feito a partir de estrume, grama e cascas e hastes das uvas.  No inverno, os vinhedos são podados pelas alpacas.  Tudo seguindo também alguns critérios mais esotéricos da agricultura biodinâmica.

A filosofia biodinâmica entende a propriedade como uma entidade viva com sua própria individualidade e cuja plantação em um ambiente saudável permite uma maior capacidade de desenvolvimento das plantas.  São quatro os princípios a serem obedecidos: a propriedade deve ter capacidade de produzir e realocar os nutrientes que as plantas necessitam; deve criar biodiversidade, sendo capaz de auto-regular a presença de pragas e doenças; deve aplicar preparações biodinâmicas para estimular e manter o processo de vida da natureza, e deve garantir um sistema de gerenciamento integrado no qual as soluções dos problemas são baseados na dinâmica da relação entre organismos.

Em bom e claro português, trata-se de produzir uvas que expressem fielmente as características do terroir onde são produzidas.  E isso parece ótimo, não?

Criação de alpacas e vinhedos ao fundo

Seguindo a filosofia biodinâmica, a sala de barricas, por exemplo, é toda circular.
Sala de barricas circular

Na mesma idéia, a novidade agora é o tanque oval para fermentação e envelhecimento.  No momento estão produzindo um Syrah que poucos poderão provar.  É, meu amigo, produzir de forma simples, seguindo ensinamentos milenares e aproveitando ao máximo o que vem da natureza é caro, muito caro!
Syrah envelhecendo no tanque oval de concreto

Vamos ao que interessa: a degustação!  Lá você pode escolher entre a degustação Corralillo ou a EQ.  Cada linha tem seu enólogo e, para mim, seria ainda melhor se pudéssemos comparar os varietais de cada linha.  Quem sabe anotaram minha sugestão...

A linha EQ é abreviação de Equilibrium, nome que representa o compromisso da vinícola em criar um ambiente harmônico entre solo, clima e vinhas.


Matetic EQ Sauvignon Blanc 2009

A maioria das uvas provêm de colinas com diferentes níveis de exposição ao sol e solo calcário com decomposições de rochas graníticas.  O vinho foi elaborado em tanques de aço inox e pequena parte foi em barricas francesas de segundo e terceiro uso.

Nos tanques, há maceração em frio por cerca de 4 horas e a fermentação é feita com o uso de três diferentes tipos de levedura com vistas a se obter um vinho mais complexo.

Com 13,5% de álcool, é amarelo palha com reflexos esverdeados. Frutado, com aromas cítricos (muito maracujá) e notas florais e minerais.  Em boca é muito fresco, agradável e persistente.  O melhor: sugere-se deixá-lo envelhecer alguns anos para adquirir mais complexidade na garrafa.

Matetic EQ Chardonnay 2009

Também proveniente de solo calcário com origem granítica, os diferentes níveis de exposição geram uvas com diferentes características.  A fermentação foi feita em barris de carvalho francês de diferentes tamanhos: 228, 300 e 400 litros, dos quais 26% eram novos.  O vinho permanece em carvalho por 10 meses.

Com 14,2% de álcool, é amarelo palha com aromas típicos de frutas tropicais e uma manteiga que se sobressai. Em boca, é volumoso e com acidez na medida para equilibrar tanta untuosidade.  

Matetic EQ Pinot Noir 2009

O vinho é uma mistura de uvas de diferentes clones provenientes de setores com diferentes solos e exposição solar, resultando em um vinho cheio de nuances e complexidade.  O vinho é elaborado separadamente por setores em tanques de inox abertos e envelhecidos por 10 meses em barris de carvalho francês de diferentes tamanhos com fermentação malolática. 

Com 14,5% de álcool, apresenta aromas de frutas vermelhas (cereja) e especiarias, com notas herbáceas. Tem boa estrutura e equilíbrio, macio e elegante, delicioso.

Matetic EQ Syrah 2009

Proveniente de solo de granito, foi vinificado em tanques abertos de aço inox e permanece por 12 meses em barricas de carvalho francês, onde passa por fermentação malolática. 

Com 14% de álcool, apresenta cor vermelha bem escura e aromas de frutas vermelhas maduras apimentadas.  Em boca, é suculento, com boa estrutura e taninos redondos. Excelente!

Depois disso, você pode almoçar no restaurante da vinícola e apreciar sua arquitetura moderna e integrada à natureza.  Foi o que fiz.  E contarei em breve!

Em tempo, os vinhos da Matetic são importados no Brasil pela Grand Cru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário