sexta-feira, 13 de abril de 2012

Um Programa Diferente em Mendoza

Se você já visitou vinícolas e não agüenta mais ouvir sobre processo de vinificação e tirar fotos de sala de barricas, ainda há vida em Mendoza.

A Zuccardi, por exemplo, oferece um cardápio de programas diferentes e escolhi o Vení a Cocinar.  Isso, uma aula de culinária em plena vinícola.  Não é uma idéia deliciosa?


A programação começa às 10h30 da manhã com um café da manhã na sala de recepção do restaurante.

A seguir passamos para a cozinha e, guiados por um dos chefs (no nosso caso, a mexicana Aurora), colocamos as mãos na massa.  Literalmente.

A primeira tarefa foi prepararmos uma baguette.  Como em toda aula de culinária, tudo pareceu muito simples e saímos determinados a amassar e assar nosso próprio pão em casa toda semana.

A segunda tarefa, um pouco mais gostosa e estimulada por uma taça de Sauvignon Blanc, foi preparar empanadas.  A massa já estava pronta, então não sei se repetirei em casa. 
Seis empanadas cada um, duas de cada um dos recheios disponíveis (que também já estavam prontos): cebola, carne e queijo.  Bom, pelo menos, saímos de lá sabendo que cada recheio tem uma forma de fechamento diferente!
A melhor parte foi colocá-las no forro de barro e esperar 15 minutos para saboreá-las com uma taça de Malbec Série A.

Depois disso teríamos almoço, mas preferimos fazer a digestão antes voltando ao lugar comum do tour pela vinícola.  Tudo muito industrial, gigante, não foi uma das minhas preferidas confesso, mas também não se falou da produção da linha Zeta, então não posso ser assim tão definitiva.  Sobre os vinhos, falei aqui.

Depois do almoço harmonizado com uma taça do Tempranillo Série A, fomos embora, felizes, empanturrados e com uma sacola com as duas baguettes mais pesadas que já vi na vida!

Foram muito bem-vindas e apreciadas no café da manhã e almoço na viagem até Santiago!

2 comentários:

  1. A Zuccardi pode ser um esquemão, mas é um esquemão muito bem feito. Você fez mal em não almoçar por lá. Eu almocei e achei ótimo. Os vinhos das linhas conhecidas são todos bons, mas existem outros rótulos da Zuccardi além das linhas normais. Você encontra tais rótulos em lojas em Mendoza, não na Zuccardi. Por exemplo, comprei algumas garrafas de Lote Lúdico 2007, um blend de cabernet e merlot, que me saiu muito bom.

    Abraços a todos,

    Affonso Guerreiro.

    ResponderExcluir
  2. Talvez eu não tenha me expressado bem, mas almocei lá sim, com uma taça de Tempranillo série A! Foi muito bom e a aula de culinária é um programa muito interessante e, até certo ponto, exclusivo já que nesse dia só havíamos eu e meu marido por lá. Falei menos dos vinhos aqui, mas comentei sobre alguns no texto Jantar Harmonizado Zuccardi, porém todos das linhas conhecidas. Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir