sexta-feira, 30 de março de 2012

Trufas e Vinho

Nada mais outono que trufas. E vinho. Sempre.

Assim que o outono chegou, trouxe chuva e frio a Brasília. Agora isso parece um passado bem distante, mas naquele momento foi uma ótima desculpa para prepararmos um risoto de trufas. Um risoto de grana padano e azeite de trufas, com um toque especial.


O diferencial dessa receita é a apresentação: um ovo no fundo de um bowl (ou em uma daquelas cocottes), o risoto quente por cima (que ajudará a cozinhar o ovo) e uma camada de grana padano para gratinar. O ovo, ao final, surpreende. Ovo de codorna deixa o prato ainda mais refinado. Tirei a inspiração desse blog aqui.

Risoto de Trufas e Ovos
Para harmonizar, um corte sul-africano de Merlot (42%), Shiraz (32%), Cabernet Sauvignon (16%) e Pinotage (10%): Remhoogte Aigle Noir 2009.

Produtor: Remhoogte Estate (Rolland Collection)
Denominação: Simonsberg-Stellenbosch
Guarda: 8 anos
Envelhecimento: 20 meses em carvalho novo

Este vinho é resultado da parceria da vinícola com Michel Rolland desde 2002. Assim, como não poderia deixar de ser, é um vinho potente, complexo, mas redondo e macio. Nariz de frutas vermelhas escuras, especiarias e menta. Gostei muito. E do preço: R$ 49,00 na Grand Cru.

Os outros rótulos que têm os dedos do consultor são Bonne Nouvelle e Remhoogte Estate Blend.

O vinho se mostrou um pouco encorpado para o prato, mas até que não brigou muito não. Acho que um Barbera e um Carmenére também fariam bonito. Para o Remhoogte, o importador sugeriu um prato com toques árabes, como um cordeiro com lentilhas... Deu água na boca só de imaginar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário