segunda-feira, 5 de março de 2012

Segunda-Feira Harmonizada na Grand Cru

Toda segunda, a Grand Cru Brasília oferece jantar harmonizado.  A idéia pode parecer difícil de comprar, afinal segunda-feira é o dia internacional da dieta, mas, por outro lado, pode ser a desculpa para se começar uma reeducação alimentar e aprender a comer como os franceses! Uma refeição completa com entrada, prato principal e sobremesa, mais vinho, sem sair da linha!

Antes do carnaval, fui finalmente conhecer a proposta com algumas amigas e tivemos uma ótima surpresa!  Todos os pratos estavam deliciosos e os vinhos, excelentes.  Carol saiu com algumas garrafas. O cardápio daquele dia:

Entrada
Salada de Bacalhau, Azeitonas Portuguesas e Beringela
Vinho Verde Quinta do Ameal Escolha 2007, Portugal


Ninguém estava esperando muito da salada, mas não sobrou uma azeitoninha para contar história. 
O vinho... eu esperava menos ainda, apesar de adorar vinhos brancos, não tive boas experiências com vinhos verdes.  Mordi a língua mais uma vez.  Esse, elaborado com a uva Loureiro, estava muito equilibrado, fresco, com aromas florais e minerais e notas sutis dos 6 meses em carvalho francês. Excelente!  Harmonização perfeita. Para quem gosta de saber, 90 pontos Robert Parker.

Prato Principal
Filé em Crosta de Roquefort com Batatas Coradas
Clos de los Siete 2008, Argentina

Sem foto do prato porque nesse ponto o papo já estava bom demais para me lembrar da câmera!
Devo admitir que Michel Rolland sabe mesmo fazer vinho!  Apesar de defender com paixão a tipicidade, se seu padrão virou uma ditadura do gosto, é porque alguém deve gostar desse padrão, não?  Robusto, intenso, muito equilibrado, o vinho é bom e não posso negar.
56% Malbec, 21% Merlot, 10% Cabernet Sauvigon, 11% Syrah e 2% Petit Verdot. 11 meses em barricas (1/3 em novas francesas, 1/3 em barricas de 1 ano e 1/3 em tanques de aço) e até 10 anos de guarda. Também 90 pontos Robert Parker, amigo do Rolland, se é que isso quer dizer alguma coisa... ;)


Sobremesa
Brownie com Calda de Chocolate
Vinho do Porto Noval Tawny, Portugal

Para mim, a referência em harmonização: chocolate e Porto!  Havia um sorvete de alguma coisa que não me lembro porque não me importei muito, foquei no brownie e no vinho e brindei às maravilhas da harmonização!


A edição de hoje também me deu água na boca:

Entrada
Ostras Gratinadas ao Chardonnay
Espumante Humberto Canale Extra Brut

Prato Principal
Filé com Batata ao Forno e Cogumelos 
Tabalí Reserva Cabernet Sauvignon

Sobremesa
Torta de Limão
Tabalí Late Harvest

Tudo por R$ 125,00 + 10% por pessoa.  Quem sabe ainda consigo convencer alguém a me acompanhar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário