quinta-feira, 8 de março de 2012

Vinhos para o Dia Internacional das Mulheres

Não, não estou falando de espumantes ou vinhos doces.  Para uma homenagem à altura do que merecem as mulheres modernas e poderosas: vinhos elaborados pelas próprias!

Para um bom começo, champanhe!
Sem dúvida, Veuve Clicquot.  Para um upgrade na homenagem: La Grande Dame.  Para enfatizar o feminino, Rosé.

La Grande Dame Rosé 1998


Madame Clicquot ficou viúva aos 27 anos e, ao ter que cuidar da maison da família, acabou por revolucioná-la  no início do século 19.  Ficou conhecida, sobretudo, como a inventora do remuage, procedimento do método tradicional de elaboração destinado a retirar as borras de levedura das garrafas de champanhe. 


Brancos

Barrymore Pinot Grigio, IGT Delle Venezie, 2011


Ninguém menos que Drew Barrymore, já rica, bonita e talentosa, decidiu se aventurar na produção de vinhos.  Como o vinho ainda está para ser lançado, você aproveita para demonstrar quão conectado é!
O vinho pretende refletir o estilo e a personalidade da atriz: fresco, dinâmico e divertido (segundo ela, claro).



Domaine des Malandes Premier Cru Vau de Vey 2009



Já comentei aqui sobre a Sra. Lyne Marchive, seus vinhos e sua dedicação na produção de um dos melhores vinhos da região de Chablis, segundo Hugh Johnson.







  



Michel Picard Chassagne-Montrachet "Les Chenevottes" 2005



Já falei sobre a Michel Picard e esse vinho aqui.  Atualmente a responsável pela propriedade de Chassagne-Montrachet é Francine Picard, filha de Michel Picard, que tem focado em uma viticultura com qualidade e sustentável.
O Castelo de Chassagne-Montrachet é uma das 5 propriedades do Domaine Michel Picard que possui, ao todo, 334 acres de vinhedos, sendo 86.5 acres em Côte de Beaune e 247.5 acres em Côte Chalonnaise.








Rosés


Chateau Sainte Anne, Bandol, 2010


Rosé já é feminino por si só.  Se for da Provence, melhor ainda. Com nome de santa, homenagem completa!
A "vigneron" desse Chateau é a Sra. Françoise Dutheil de la Rochère, a 5ª geração da família proprietária.  Trata-se de um corte de Mourvèdre (40%), Cinsault (30%) e Grenache (30%).






Tintos

Argentina 




Susana Balbo Brioso 2006 

Susana Balbo se formou em enologia em 1981 e, depois de trabalhar na criação das instalações da Catena Zapata, construiu sua própria vinícola em 1999, a Domínio del Plata, com seu marido Pedro Marchevsky.
A linha Susana Balbo representa a máxima expressão de sua arte como enóloga e cada vinho dessa marca reflete o gosto e preferências de Susana, que escolhe individualmente cada lote.  O Brioso é um corte de Cabernet, Malbec, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot.











Luca Malbec 2009


Laura Catena é filha do proprietário da Catena Zapata, Nicolás Catena. Médica nos EUA, começou a participar mais ativamente da empresa em 1999, se tornando responsável pelos seus principais rótulos.
Começou a produzir seus próprios vinhos depois do nascimento de seu primeiro filho, Luca, usando uvas de pequenos produtores de alguns dos vinhedos mais antigos de Mendoza.

É, médica, casada, filhos, ponte aérea, vinhos do pai, vinhos próprios. Praticamente a Mulher-Maravilha!


Assim, enquanto Balbo visita outros países buscando novas técnicas e mercados para o vinho argentino, Laura Catena vive em busca por novas regiões na própria Argentina. Pode escolher sua heroína produtora argentina preferida!




Brasil

Cordillera de Sant'Ana Reserva dos Pampas 2004




A vinícola está nas mãos de Rosana Wagner, que conta com a ajuda do marido, também enólogo. Engenheira química com passagem por uma empresa de bebidas, ela decidiu plantar um vinhedo para produzir à sua maneira. Encarou uma pós-graduação em planejamento e gestão e consolidou a Cordilheira de Sant’Ana, em San t’Ana do Livramento, próxima à fronteira com o Uruguai. As primeiras garrafas saíram em 2005 


Chile

Casa Marín Pinot Noir Lo Abarca Hills Vineyard 2007


Maria Luz Marin, engenheira agrônoma, pós-graduada em viticultura na França, foi a primeira mulher a trabalhar como enóloga no Chile há 30 anos atrás. Há dez, lançou-se num projeto próprio: a Viña Casa Marin, em San Antonio. Apesar de criticada pela escolha do local, ela acreditou que as condições extremas permitiriam que seus vinhos expressassem os mais finos sabores e hoje a região está cheia de produtores. Segundo ela, seus vinhos são sutis, delicados, frescos e fáceis de ser apreciados.

"Segundo os sábios, a agricultura é contemplativa e, por isso, feminina. Só uma mulher, com sua paciência, é capaz de esperar, a cada ano, uma colheita de uvas de características únicas e transformá-las num produto que evolui constantemente.” - Rosana Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário