segunda-feira, 12 de março de 2012

Rosato Biondi Santi 2008

Esse vinho foi um brinde da Tenuta Greppo de Franco Biondi Santi durante nossa visita em novembro do ano passado, sobre a qual ainda falarei com detalhes.  Trata-se do mais novo rótulo da vinícola (a primeira safra foi em 2004) e um projeto especial do proprietário que tem sempre buscado demonstrar as possibilidades da Sangiovese.


O vinho é produzido pela vinificação em branco de uvas Sangiovese e passa 18 meses em tanques de aço inoxidável.  A safra 2008 não foi tão estável na época do amadurecimento como prefere a Sangiovese, mas, ainda assim, resultou em vinhos aromáticos e equilibrados.

O Rosato di Toscana apresenta uma cor rosé coral (para mim, e segundo a classificação dos "especialistas" provençais), para Biondi Santi, é rosé cereja.  Nariz perfumado, frutas vermelhas bem frescas e especiarias delicadas.  Ótima acidez, muito fresco, final persistente, delicioso!
Rosato di Toscana Biondi Santi 2008

Para harmonizar, um Spaghetti Limone Parmeggiano, a base de parmesão, limão e manjericão, tudo bem refrescante para um domingo de sol.

Ingredientes:
3/4 de uma caixa de espaguete
1 limão
1 1/2 xícara de parmesão fresco ralado
1/2 colher de chá de pimenta do reino ralada na hora
2 1/2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Manjericão que baste

Preparação:
Coloque as raspas do limão e seu suco em uma vasilha grande.  Adicione o parmesão, a pimenta, algumas folhas de manjericão e o azeite de oliva até formar uma pasta.  Teste se é necessário sal (no meu caso não precisou, ralei dois dentes de alho no lugar).
Quando o espaguete estiver pronto, adicione de 3 a 4 colheres de sopa da água do cozimento na mistura de limão e parmesão e jogue a massa na mistura.  Se necessário, para que o molho cubra toda a massa, adicione mais água do cozimento.  Adicione mais folhas de manjericão.
Ao servir, salpique um pouco de pimenta e parmesão ralado.

Nesse dia, usei pecorino no lugar do parmesão (o que tinha na geladeira).  Como é um pouco mais forte, brigou um pouco com o vinho, mas no conjunto de sabores, a harmonização ficou excelente, nota 9.  Tenho a impressão de que se você acrescentar uns camarões nesse prato, a nota de harmonização salta para 10!

Tudo divino!
 Bon appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário