sexta-feira, 4 de maio de 2012

Aqui está Coco e sua adega

O restaurante Aqui está Coco, em Santiago, dispensa apresentações e vale cada visita.  Se não pelos pratos deliciosos ou pelo ambiente incrível, pela adega!  É que se você quiser, pode pedir uma mesa lá mesmo e jantar rodeado por garrafas interessantes.


O restaurante é especializado em peixes e frutos do mar e, como poderia se esperar mas nem sempre é verdade, há ótimas opções de brancos.  Ficamos com o Lapostolle Cuvée Alexandre Chardonnay 2011.

Como não conhecia o vinho, fiquei preocupada se o vinho teria madeira demais para os pratos mais leves que pediríamos.  E para esses momentos de dúvida e ignorância, viva o sommelier!  Recorri então a Jorge Ignacio que garantiu que tudo daria certo e que os pratos não eram tão leves assim...

Pois minha entrada foi.  Bem leve: Salmão Marinado em Casa (lâminas de salmão marinado em sal grosso e coberto com endro).

Meu prato principal foi um pouco menos: Reineta com Mariscos Salteados ao azeite de oliva e vinho.  Uma opção bem ok perto de tudo que tinha no cardápio e confesso que acabei me arrependendo um pouco...
O Arroz "Coco" seguiu a média leveza com legumes, mariscos, um toque de gengibre e óleo de gergelim.
A harmonização deu certo.  E não acho que tenha sido porque nossos pratos não eram "tão leves assim", mas principalmente porque o vinho não era tão poderoso quanto temi que fosse.

Sem fermentação malolática e com 56% passando por barricas, o vinho não apresenta aquela untuosidade toda de um Chardonnay americano, por exemplo.  O Cuvée Alexandre mantém seu frescor e características da uva, frutas e flores aparecem nos aromas e uma acidez deliciosa permanece em boca.  Foi sim uma boa escolha e fiquei feliz que o sommelier não me deixou desistir.

Para encerrar, Suspiro de Lucuma, indescritível, irresistível.  Ainda não entendo a dificuldade de se encontrar vinhos de sobremesa por taça, então escolhemos uma garrafa (375ml) de um Colheita Tardia para encerrar com chave de ouro.  O que já seria uma experiência maravilhosa, se tornou inesquecível.

Para fazer a digestão, uma volta com o sommelier para conhecer a adega.  Segundo Jorge, se ele tivesse percebido meu interesse por vinhos antes, teria trazido uma safra mais antiga do Lapostolle.  Como ele não percebeu com todas as minhas perguntas sobre o estilo do vinho e minha preocupação com a harmonização, sugiro que, se você for lá, manifeste claramente sua apreciação pela bebida, pode ser que seja brindado com uma garrafa especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário