domingo, 4 de dezembro de 2011

Espumante Húngaro para o Final de Ano

Já que se aproximam as festas de final de ano, vamos falar de espumantes!  E aqui uma dica valiosa de um espumante excelente por apenas R$ 35,00 (preço de dois meses atrás).  


Törley


Fonte: Empório Húngaro

Trata-se do principal produtor de espumantes da Hungria e de um dos maiores da Europa, segundo averiguei. Com produção entre 12 e 14 milhões de garrafas/ano, possui 50% do mercado húngaro. Em 2004, o Wall Street Journal classificou seu Grand Cuvee como o segundo melhor espumante do mundo!

A história é interessante. Por volta de 1870, József Törley conheceu Theophilus, neto de Louis de Roederer enquanto estudava na Áustria e foi convidado para ir à Reims aprender alguma coisinha sobre a produção de champanhe. Acabou se tornando um grande conhecedor do assunto e fundou sua própria maison na cidade.

Em uma viagem a Budafok, na Hungria, Törley percebeu que o local apresentava condições excelentes para a produção de espumantes, com solo similar ao da região de Champagne.  Então, em 1882, transferiu sua vinícola para a nova cidade e começou a replicar o que tinha aprendido, inclusive em seus vinhedos.

Após sua morte, como não tinha herdeiros, a vinícola passou para o comando de seus irmãos e sobrinhos e continuou a crescer.  Em 1992, o grupo Henkell & Co. adquiriu a empresa e, desde 2005, passou a se chamar Törley Sektkellerei Kft.

A Hungria é mais reconhecida mundialmente pelo seu Tokaji no norte e seus tintos no sul, mas os vinhos húngaros tradicionais são os brancos. Apimentados, acompanham bem refeições condimentadas e untuosas, como um outro branco mais leve não conseguiria.

Voltando ao que interessa, o espumante é mesmo delicioso, com notas de amêndoas tostadas e muito redondo em boca.  Vale cada real! Dá para comprar uma caixa e curtir a virada em altíssimo estilo! E ainda tirar uma onda com um espumante exótico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário