terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Storia 2006

A degustação de grandes vinhos brasileiros da ABS Brasília me inspirou e decidi comparar a evolução de uma garrafa do Storia Merlot 2006 que deixei escondida na adega com uma que abri em março, logo após ter retornado da visita à Casa Valduga.

Sim, a diferença nem é tanta assim, menos de 10 meses, mas, para mim, já foi um recorde conseguir guardar uma garrafa por tanto tempo!  Hoje na ABS vamos degustar o 2005 (que já não estava disponível para venda na vinícola e acho que em lugar algum do mundo) e então poderei fazer uma comparação de safras!  Enfim, de volta à questão e em poucas palavras, os 10 meses na adega fizeram sim diferença!

O vinho estava mais elegante, mais macio, mais equilibrado que o de março.  Aromas mais complexos, com notas sutis de madeira e aromas herbáceos, de frutas vermelhas maduras e um pouco de café.



Após 12 meses em barrica de carvalho francês, o vinho ainda amadurece por 2 anos em cave.  É elaborado apenas em safras excepcionais e possui tiragem limitada, todas as garrafas são numeradas e as vendas são feitas mediante reserva, segundo a vinícola.  Eu não tinha nada reservado quando comprei...  O lacre também é um charme à parte com todo o histórico da elaboração do vinho.

A sugestão de harmonização da Casa Valduga é caça, queijo picante e massas com molhos condimentados.  A minha harmonização foi com medalhão de filé mignon ao molho de mostarda saborizada com pimentão verde (sim, tia, fui eu quem fiz!).  Combinação perfeita!

Sobremesa: chocolate amargo (Lindt Excelente 70% Cacao Nougatine) e o resto de um Porto Tawny que já estava aberto na geladeira.  Almoço estrelado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário