sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Vinhos para o Natal

Escolher vinhos para levar para o Natal em família pode ser uma tarefa estressante.  Primeiro, são dois eventos, ceia dia 24 e almoço dia 25, com famílias diferentes.  Segundo, o cardápio nem sempre é divulgado.  Terceiro, gostos diversos.  E, por fim, a viagem, a bagagem e as estradas esburacadas...

Considerações:

1. Brasileiro gosta de tinto
2. As avós gostam de vinhos "docinhos"
3. Outros, de vinho encorpado
4. Seja qual for o cardápio, deve aparecer peru, pernil, saladas, frutas secas
5. Serão muitas garrafas

Minha conclusão:

1. Tinto
2 + 3 + 4. Jovem, de médio corpo
5. Barato.

Dentro disso, Carmenère, Merlot, alguns Syrah seriam boas opções.  E, para focar no baixo custo, vou levar garrafas que já tenho em casa.  E aí, meu amigo, o que parecia dominado volta a assombrar...

Não tenho Carmenère, nenhum Merlot (cadê meus vinhos brasileiros??).  Tenho Syrah, mas um é encorpado demais, tenho alguns Malbecs e, ufa, tenho um Pinot Noir da Patagônia! Não é médio corpo, mas caberá bem no almoço mais leve de domingo!

O desafio agora é descobrir qual Malbec tem corpo médio... Dizem que os que passam menos tempo em carvalho e são das linhas mais simples das vinícolas se encaixam.

Vamos então aos vencedores!



Maycas del Limarí Syrah 2009
Doña Paula Estate Malbec-Syrah  2009
La Flor de Pulenta Malbec 2010
Newen Reserva Pinot Noir 2010
Humberto Canale Malbec 2010
Newen Reserva Malbec 2010

Depois conto se as escolhas deram certo.  Para vocês, um feliz Natal e um ano novo repleto de bons vinhos e de copos sempre cheios!

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário