quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Harmonizando o Nhoque da Sorte

Hoje é dia 29, dia de comer nhoque para trazer sorte e fatura para os próximos 30 dias.  Em tempos de IPVA, IPTU e dívidas de férias, melhor não correr o risco!

Já que vamos ter que comer massa hoje, não tem como não abrir um bom vinho. Sendo o nhoque de batata, mandioquinha ou mandioca, quem definirá a harmonização, como com qualquer massa, é o molho. Algumas sugestões (que poderão variar conforme seu gosto, como você sabe, a arte da harmonização é muito mais complexa do que sonha sua vã filosofia):

Bolonhesa pede um vinho tinto mais estruturado, mas com boa acidez. Sangiovese! Um Merlot brasileiro mais encorpado também vale.

Molho de Tomate é mais leve, pede um tinto de corpo médio e também com boa acidez. Sangiovese, Dolcetto, Primitivo, Pinot Noir, Syrah e, claro, Merlot brasileiro!

Molho 4 Queijos pede um Chardonnay de boa estrutura, com madeira, ou um Merlot mais encorpado e uma semana de dieta depois.  O crime compensa!

Molho Funghi também vai bem com um branco com um pouquinho de madeira, um pouco mais leve que o Chardonnay anterior, que tal experimentar um Soave?  Se for feito com creme de leite, acho que vale a pena tentar um tinto médio também.

Molho Bechamel, branco encorpado: para sair do Chardonnay, vale o Viognier.

Molho Pesto também vai de branco, agora frescos e aromáticos, sem madeira: Sauvignon Blanc, Torrontés.

Molho de Gengibre: acidez, muita acidez, brancos jovens: Riesling!

Molho de Manteiga e Sálvia: também branco leve.

Branco, acidez, calor insuportável... deu uma sede!!

Essas sugestões de molhos encontrei na San Felice Massas, na 413 norte.  Você leva o nhoque, o molho e o vinho para casa e degusta tudo com uma nota de um real embaixo do prato e o ar-condicionado ligado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário