quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Jantar Harmonizado Zuccardi

Aconteceu aqui em Brasília, ontem e antes de ontem (claro que teriam que abrir um dia extra), um jantar no restaurante Dom Francisco todo harmonizado com vinhos da vinícola Zuccardi.  A degustação foi muito bem conduzida pelo sommelier da vinícola, o brasiliense Fred, e o cardápio foi elaborado pela chef do restaurante La Bourgogne de Mendoza (que fica no hotel Diplomatic), Melisa. Felizmente, consegui convencer outras 5 pessoas a me acompanharem nessa experiência deliciosa!

O convite, com o cardápio:



Entrada
Carpaccio de figos com mix de folhas verdes, queijo de cabra assado e amêndoas tostadas.
Zuccardi Série A Chardonnay-Viognier 

A salada estava uma delícia.  O convite anunciava o Torrontés que foi substituído à altura por esse corte com aroma frutado e bem floral e boca amendoada.  Sucesso absoluto e unânime na mesa. Meu tio já queria comprar uma garrafa para levar para o Carnaval!


Primeiro Prato 
Empanadas de carne.
Santa Julia ReservaTempranillo
As empanadas estavam divinas e bem temperadas.  O vinho, jovem, poderia ter respirado um pouco mais, mas também agradou.  Frutas e especiarias no nariz, corpo médio e com acidez um pouco elevada. Achei que o tempero das empanadas sobressaíram ao vinho, mas outros gostaram muito da harmonização.

Segundo Prato 
Bife de Chorizo ao chimichurri sobre cremoso de brócolis com tomates confitados ao alecrim.
Zuccardi Série A Malbec
Mais um prato delicioso!  Quanto ao vinho, reparei olhares cúmplices pela mesa após o primeiro gole: o vencedor da noite.  Frutado e com notas amadeiradas, estava muito equilibrado e macio.



Terceiro Prato 
Cordeiro braseado com purê de batatas perfumado ao alho, amêndoas tostadas e chips de bacon.
Zuccardi Q Tempranillo
Os pratos não paravam de surpreender, o cordeiro se desmanchava no prato.  O pessoal reviu a opinião sobre o Tempranillo e se rendeu a esse mais encorpado que o primeiro, com aromas de frutas maduras, baunilha, chocolate e taninos aveludados.



Sobremesa 
Torta úmida de chocolate com frutas maceradas ao malamado e sorvete com fios de limão.
Malamado Malbec
Dica:  coloque raspas de limão no seu sorvete de creme com calda de morango para acompanhar o brownie.  Fica perfeito!  O vinho, um fortificado 100% Malbec, doce, com ótima acidez e final prolongado, impressionou e deixou um gostinho de quero mais, muito mais.

Se você também ficou com esse gostinho, os vinhos estão na Art du Vin e, melhor ainda, você pode convidar o Fred e a Melissa para fazerem um jantar desses em sua casa sempre que estiverem por aqui de férias.  Dessa vez, eles partem dia 6 de março, se você correr, ainda dá tempo!

2 comentários:

  1. Sabrina,

    Gostaria muito de agradecer a presença de vocês... fiquei muito feliz com os comentarios acima e tambem de saber que voces puderam desfrutar tanto dos pratos feitos pela Melisa, quanto dos vinhos da familia zuccardi dirigidos por mim.
    Foi um prazer conhecer-los e visitando a mendoza nos avise!!!

    Abraços!!

    Fred (fredbenjamim@gmail.com)
    Melisa (melisanoda@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Caro Fred,

    Nós é que agradecemos! Em abril estaremos por lá e certamente passaremos pela Zuccardi e pelo La Bourgogne!

    ResponderExcluir