sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Sushi wine: sério??

Na carta de vinhos de um restaurante japonês em Porto Alegre me deparei com um inusitado sushi wine.  Produzido pela Freixenet argentina, trata-se de um corte de 60% Torrontés e 40% Pinot Noir, "especialmente elaborado para acompanhar sushi".  Entre um Valduga Duetto Chardonnay/Riesling, um Sauvignon Blanc chileno e um Torrontés argentino, porque não provar essa novidade?

Cedi ao marketing, afinal os outros vinhos também acompanhariam muito bem a culinária japonesa.  É fato que é difícil encontrar opções adequadas nos restaurantes japoneses. As pessoas ainda preferem o saquê e a cerveja e, quando pensam no vinho, acabam ficando com os tintos.  Sério.

Em Brasília, por exemplo, o restaurante Soho tem uma boa carta de vinhos, com bons brancos e repleta de tintos que acabam sendo tudo que vejo nas mesas espalhadas pela varanda em uma tarde de sol.  Há espumantes também, ainda bem, geralmente em mesas de mulheres (será que estão entendendo melhor de vinho que os homens?? rsrs).  E, para mim, pobre coitada, que geralmente sou a única a querer um vinho e, por isso, gostaria de pedir uma tacinha apenas?  Lamentam, mas as únicas opções são tinto, branco encorpado com madeira e, ah, espumante rosé. Ok, vai esse.

Quem sabe tendo o vinho em seu rótulo "sushi wine" as pessoas se sentirão mais estimuladas a beberem brancos frescos e com boa acidez acompanhando seu peixe cru... E a garrafa é de 500ml, posso pedir uma sozinha que o desperdício será menor. Punto para los hermanos! 

Fora isso, o sushi wine é apenas um vinho branco fresco e frutado como outros.  Cabe a você decidir se paga mais caro pela rolha com hieroglifos japoneses.  Minha experiência não foi boa.  O vinho que deveria ser amarelo palha e ter intensidade aromática e acidez pronunciada (conforme informações da vinícola e características da Torrontés) estava dourado demais, com aromas que já haviam passado das frutas frescas para secas e mel e um gosto diferente, mais forte do que se poderia esperar, me lembrou um tipo de Jerez.  Acho que envelheceu, tadinho.  Não havia um sommelier para confirmar minha impressão e, como não conhecia o vinho, me resignei em não devolvê-lo (vai que o Oroya era isso mesmo). 
Oroya Sushi Wine 2009

Permanece a curiosidade.

2 comentários:

  1. Prove o Sushi Sauvignon Blanc da Terranoble. Chileno que tem tudo a ver com comida japa!

    ResponderExcluir
  2. Garrafa de 500 ml + safra meio antiga (do hemisfério sul, ou seja, colheita no começo do ano) + o fato de ser um vinho essencialmente simples...é chato mas às vezes acontece umas dessas.

    Pelo menos, pelo que você falou, estava em declínio, mas não totalmente morto!

    ResponderExcluir