segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Apresentando o Pizzato Merlot

É fato, os brasileiros conhecem muito pouco os vinhos nacionais.  Infelizmente.  E por brasileiros não me refiro apenas à grande maioria que bebe menos de 1,8 litro por ano, estou falando também daqueles que gostam da bebida e têm o hábito de consumi-la frequentemente.

Percebo que, até para algumas pessoas que se dedicam mais ao vinho, o Brasil se destaca apenas por seus espumantes.  Outras ainda acreditam que não existe vinho tinto bom no Brasil.  Mas, por incrível que pareça, a maioria dos vinhos brasileiros premiados no exterior é tinto.  Os estrangeiros não nutrem a mesma admiração por nossos espumantes.  Em termos de custo-benefício, é verdade que o vinho brasileiro perde, mas vejo pessoas pagando o mesmo valor que poderiam pagar em um bom brasileiro por um importado meia boca.

Com isso em mente, esse final de semana, em São Paulo, fomos à tradicional Lellis Trattoria para o almoço de domingo.  E, na busca por um tinto mais leve, me deparei com uns chilenos caros, uns italianos mais ou menos e uma infinidade de tintos encorpados.  Hora de divulgar o Brasil para uma mesa que já tinha "ouvido falar" apenas de Don Laurindo: escolhi um Pizzato Reserva Merlot.


Safra 2007.  Um vinho fácil de beber, nariz de frutas e especiarias e notas de madeira, equilibrado e delicado.  5 meses apenas em barrica de carvalho americano.  R$ 74,00 no restaurante, média de R$ 35,00 no varejo.  Melhor que muito carmenère chileno que já tomei por aí... Agradou a todos e valeu a divulgação.  Missão cumprida!

3 comentários:

  1. Sabrina, ajudamos o amigo Petrus na organização da maior feira exclusiva de vinhos brasileiros, fora do RS, que ocorre no país chamada Vinum Brasilis. Ano passado tivemos 2.000 pessoas no centro de convenções e esse ano esperamos mais participantes. Dê uma olhada no link:
    http://www.decantandoavida.com/index.php?option=com_content&view=article&id=518%3Avinum-brasilis-2011&catid=1%3Aartigos-posts&Itemid=1

    Há também vários videos no you tube, basta digitar Vinum Brasilis.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica, Eugênio. Conheço a feira e parabenizo os organizadores pela iniciativa. A ABS tem feito um bom trabalho em divulgá-la. Estarei lá esse ano!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sabrina, dando um "Pizzato" nos estrangeiros, hehe...

    E depois do casamento... Sumiram?

    Acabamos indo numa das melhores pizzarias de sampa mas não tomamos vinho!

    ResponderExcluir