terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Compras na Argentina

Nesse pequeno e corrido recesso tivemos a oportunidade de cruzar a fronteira e fazer umas comprinhas em Bernardo de Irigoyen, na conhecida Vera Vinos (antiga Soda Vera), reformulada e bem mais requintada.  A loja está bem legal, os vinhos separados por tipo e produtor em um ambiente mais clean e espaçoso, além de uma variedade de acessórios para incrementar o ritual da bebedeira do serviço do vinho.

Mas, o melhor de tudo, é o preço.  Já sendo desnecessário comparar com o Brasil, comparo com as próprias vinícolas em Mendoza, onde grande parte é elaborada, e com lojas de Buenos Aires: os vinhos são consideravelmente mais baratos. E ok se vc quiser me explicar porque isso acontece com alguma teoria sobre o comércio das fronteiras, talvez até concorde, mas, tendo cumprido minha parte de trazer menos que minha cota de 12 litros e em valor inferior a US$ 300 (yay, ponto no quesito vestindo a camisa da instituição!), só me interessa pagar barato.

E para vc morrer de inveja, eis aqui alguns dos preços que paguei:
Lagarde Blanc de Noir 2011 - R$ 23,00 (R$ 45,00 no Brasil)
Salentein Reserva Pinot Noir 2010 - R$ 26,00 (cerca de R$ 70,00 no Brasil)
El Enemigo Malbec 2008 - R$ 60,00 (mais de R$ 90,00 no Brasil)
D.V. Catena Adrianna Vineyard 2005 - R$ 94,50 (cerca de R$ 200,00 no Brasil)

Compramos também algumas outras garrafas que foram distribuídas/consumidas pelo caminho e não chegaram aqui em Brasília:
D.V. Catena Cabernet-Malbec 2006 - R$ 27,00 (cerca de R$ 60,00 no Brasil)
Luigi Bosca Syrah - R$ 27,00 (a partir de R$ 50,00 no Brasil)
Rutini Cabernet-Malbec 2009 - R$ 35,00 (R$ 75,00 aqui)
D.V. Catena Malbec-Malbec 2007 - R$ 40,00 (também R$ 75,00)

Esses acompanharam o churrasco do dia 30

Comprei também um Rutini Gewurtztraminer por R$ 49,00, mas fermentou no calor da viagem e a rolha estourou.  Nada foi derramado, então guardei a garrafa com uma nova tampa na geladeira, deitadinha, se recuperando de todo o stress sofrido.  Depois então fui prová-lo, mas o achei meio sem graça, sem acidez, talvez eu já estivesse condicionada a ter essa opinião, talvez...

Enfim, anote a dica, após o especial sobre a Argentina da Wine Spectator de dezembro, pode ser que os preços subam ainda mais na capital e nas vinícolas...

6 comentários:

  1. Ola,
    Tambem estive nesta loja em Marco deste ano..os precos estavam os mesmos...esqueci de anotar o site deles...voce tem!!
    abs

    ResponderExcluir
  2. Não tenho, infelizmente. Achei que nem tivessem site...

    ResponderExcluir
  3. A Soda Vera é a 2ª loja que mais vende os vinhos de Nicolas Catena na Argentina. Isso quem me disse foi uma funcionária da Catena quando visitei a vinícola.
    O Sr. Edgardo (proprietário) é extremamente honesto e sempre dá ótimas e sinceras sugestões.
    Acho que não possuem site.

    ResponderExcluir
  4. Já fui duas vezes comprar vinhos na fronteira pena que só comprei 33 garrafas nada próxima vou tentar trazer mais

    ResponderExcluir
  5. Já fui duas vezes comprar vinhos na fronteira pena que só comprei 33 garrafas nada próxima vou tentar trazer mais

    ResponderExcluir