domingo, 8 de janeiro de 2012

Duelo de harmonização: Pêra Manca branco x Chablis Grand Cru Vaudésir

Na sexta-feira abri um Pêra Manca branco 2009 que ganhei de D. Mariluce, minha mãe, como lembrança de sua viagem a Portugal (um parênteses para contar que lá ela pagou 14 euros).  Sozinha em casa, harmonizou bem com minha indignação assistindo Lua Nova da saga Crepúsculo (é sério que esses filmes são recordes de bilheteria? é sério que a garota prefere o vampiro ao lobisomem??).

Enfim, o vinho é excelente: amarelo dourado, sabe cor de dia de sol na praia? Aromas de amêndoas, flores, mel, manteiga, notas minerais.  Em boca, confirmou quase tudo: untuoso, amendoado, redondo, enche a boca e desce macio.  Final longo, persistente e amanteigado. Maravilhoso!

Pêra Manca Branco 2009

Esse vinho me lembrou muito alguns bons Borgonhas brancos, apesar de ser um corte de Antão Vaz e Arinto. Será que estou falando uma heresia?  Oh, well...

No sábado, decidi praticar meus dotes culinários e preparei um risotto de grana padano (0% lactose, a quem interessar possa) com balsâmico de mel e gengibre.  O Pêra Manca já havia perdido um pouco de seus aromas, mas continuava potente.  Decidimos abrir também o Domaine des Malandes Chablis Grand Cru Vaudésir, também 2009.

O Chablis é amarelo palha com aromas minerais, frutado, toques de madeira e de fundo de mar.  Fresco, leve, exótico, delicioso.

Chablis Vaudésir 2009

E, como era de se esperar, arrasou com meu português na harmonização.  Faltou acidez ao Pêra Manca para enfrentar o gengibre e o mel e também para amenizar a gordura do queijo. Refeição à parte, são vinhos excelentes e bem diferentes entre si.  Não sei dizer qual me agradou mais, mas, para as noites de verão, ficaria com o Chablis.


Risoto de grana padano com balsâmico de mel e gengibre


Devo confessar que nenhum harmonizou bem com minha carreira no Guitar Hero...  Fica aqui minha mensagem sobre os prejuízos causados pela terceira taça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário