sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Can't live without: Aplicativos de Vinhos para seu Iphone

Se você mergulhou no mundo tecnológico de cabeça, adicionou um I a toda sua vida e já se esqueceu como era usar uma caneta ao invés do dedo, este post é para você. Havia prometido no início do blog que em algum momento falaria de aplicativos para Iphone e eis que é chegado o momento! 

Como não tenho muita paciência para ficar horas inserindo dados e gerenciando adegas virtuais, meus aplicativos são simples, fáceis de usar, rápidos e eficientes.  Alguns dos meus escolhidos:

1. Wine Cellar

Perfeito na medida.  Controlo o que tenho na adega de forma simples, rápida e divertida. O som da abertura de portas da adega é tudo!  Há vários tipos de aplicativos para gerenciamento de adegas, mas este funciona melhor para mim.  E é tão bonitinho!

O aplicativo disponibiliza estatísticas sobre quantas garrafas estão disponíveis, quanto vc já bebeu, quanto gastou... Depois de beber, você pode enviar a garrafa para a garagem se quiser comprá-la novamente (aí você dá uma nota para seu vinho, entre 1 e 5 estrelas) ou para a lixeira.  Há também a wishlist para você incluir aqueles vinhos que quer comprar um dia, quem sabe...

Recomendo!

Para montar sua adega, você escolhe o formato, cor e cápsula da garrafa e inclui uma foto do rótulo
A ficha com informações do vinho
A relação elencada por tipo de vinho
As opções de garagem, wishlist e lixeira

2. Wine Notes

Ótimo para quem tem blog!  Ou apenas quer se lembrar de um vinho que tomou futuramente.  Você insere as informações sobre o vinho que está bebendo: nome, produtor, região, notas de degustação (tem até a opção para selecionar a cor do vinho), onde está bebendo, com quem...  Bem legal, mas às vezes leva um tempo para preencher tudo e pode parecer desagradável se estiver com amigos em um restaurante...

Adicionando o vinho

Definindo a Região

Inserindo Notas (dá para criar as suas também)

Escaneando o Código de Barras (ainda não descobri o que fazer com isso depois)

Ao final, você pode tuitar seus amigos e se tornar oficialmente um enochato!

3. Wine Spectator Vintage Chart

Tabela com informações sobre as safras das principais regiões produtoras: a nota, a informação sobre beber ou esperar e alguns detalhes sobre a safra em si.  Muito útil, uso sempre como guia de compras e, às vezes, para escolher vinhos em restaurantes.  Recomendo!

4. Wine Stein

Seu sommelier particular: um aplicativo de harmonização.  Claro, só vale como uma rápida referência, afinal a harmonização pode ser bem mais complexa do que um aplicativo poderia supor.  De qualquer forma, é, para mim, o mais completo pois você escolhe todos os ingredientes do prato e o resultado é extenso, te dando mais opções de vinhos. 

Você também pode escolher o prato para um determinado vinho.  E agora, a novidade é escolher vinhos para os pratos do menu de algum restaurante que utilize o aplicativo (ainda não utilizei e não sei se há restaurantes brasileiros cadastrados)



5. Hello Vino

Mais um aplicativo de harmonização.  Mais simples que o anterior, mas ajuda em uma emergência ou quando você precisa de inspiração...



6. Wine Pairing

Também sobre harmonização.  Acho o banco de dados bem mais restrito que os outros, ainda mais americanizado que os outros, mas também é boa fonte de referência.


7. Cor.kz

Um aplicativo bem completo, como se fosse o Cellar e o Wine Notes em um só e ainda mais turbinados. As estatísticas, por exemplo, são bem mais detalhadas que as do Cellar.  Você pode levantar dados até por tipo de vinho.


Tentei usar uma vez, mas dava muito trabalho inserir tantas informações (leia-se: levava muito tempo), aí desisti.  Acho que era muito avançado para mim!!  Vou tentar de novo...






That's all, folks, (por enquanto)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário