sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Uma boa surpresa de Bierzo

Segunda-feira resolvemos abrir uma garrafa de um vinho recebido do Clube do Vinho da Grand Cru. Mas, como disse, era segunda e, ainda por cima, o primeiro dia útil depois de longas férias, dedidi apenas provar (isso, um gole apenas!).  Ok, vinho bom, nada demais.  Ainda não tinha lido a ficha técnica do vinho e nem sabia qual era a casta, o rótulo só trazia o nome, a safra e a Denominação de Origem.

No dia seguinte, resolvi experimentá-lo direito e o primeiro impacto veio pelo nariz.  Aromas intensos de frutas bem maduras e madeira, leve toque de agradáveis especiarias.  Várias inspirações depois, era hora de levá-lo à boca, que comprovou e superou as expectativas (ok que as expectativas iniciais eram bem baixas).  Vinho muito equilibrado, aveludado, taninos finos, corpo médio, final prolongado e agradável de frutas e baunilha.

Encantada, esqueci meu jantar de lado (não, não é sinal de alcoolismo) e me dediquei à minha taça.  Curiosa, decidi procurar saber do que se tratava e, pelos 91 pontos de Robert Parker, acho que já consigo reconhecer um bom vinho!


Sobre o vinho:

Gotín del Risc 2008
Casta: Mencía
D.O: Bierzo, Espanha
Fermentação em aço inoxidável por 20 dias.
Fermentação malolática em barricas de carvalho francês.
Envelhecimento por 15 meses em carvalho francês.
Sugestão do produtor: decantar por dez minutos (o que, se eu tivesse feito, talvez teria evitado a minha primeira impressão equivocada!)


Recomendo e vou comprar novamente, especialmente pelo preço: R$ 49,00 na Grand Cru.
Boa dica para o fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário