quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Se não se pode ter o carro...

Em uma visita à Cittá della Pieve, uma cidade medieval na Umbria, experimentamos um vinho da região, produzidos pela família dos antigos proprietários da Lamborghini.  A vinícola foi adquirida por Ferruccio Lamborghini nos anos 70, após ter deixado a montadora.

A Tenuta Lamborghini está localizada na fronteira entre a Umbria e a Toscana, na cidade medieval de Panicale e possui atualmente 20 hectares de vinhedos.

Desde meados dos anos 90, a vinícola está nas mãos de Patrizia Lamborghini, que tem planos de ampliar os vinhedos para 32 hectares, como era no início, com foco em maior densidade com clones selecionados.  Hoje, a densidade é de 5.500 plantas por hectare e o rendimento é abaixo de 1,5 kg.

Sobre o vinho:

Lamborghini ERA, IGT Umbria, 2008



Seu nome foi inspirado na montanha Era próxima à vinícola e, na mitologia grega, Era, esposa de Júpiter e rainha do Olimpo, é a deusa do casamento e da fertilidade (geralmente favorecidos após uma garrafa, conforme já poetisou Rogério aqui).

100% Sangiovese
Álcool: 13,5%
Maceração por mais de 15 dias, fermentação malolática em barricas e mais 6 meses em garrafa.
Notas:
Cor vermelha rubi.  Nariz de frutas vermelhas maduras, cereja e violeta.  Em boca, equilibrado, taninos macios, muito redondo e corpo médio. Final prolongado de frutas.

Outros vinhos Lamborghini são:

Trescone - um corte de Sangiovese, Ciliegiolo e Merlot, com 4 meses em barris de carvalho.

Torami - corte de Cabernet, Sangiovese e Montepulciano, 10 meses em barricas novas de carvalho francês.

Campoleone - Sangiovese e Merlot (50/50), com envelhecimento de 12 meses em barricas novas de carvalho francês, o mais prestigiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário