segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Um corte de Garnatxa e Samso

Outra boa surpresa da Espanha, dessa vez de Montsant, uma Denominação de Origem da Cataluña, que circunda a DOC mais famosa, Priorato.  Não é à tôa que queria fazer um curso de espanhol em Barcelona e desisti porque acho que não vou aprender muito lá: custei a entender o rótulo!

O contra-rótulo dizia que se tratava de um corte 50% Garnatxa e 50% Samso, em catalão.  Em bom espanhol, descobri se tratar de Garnacha (Grenache) e Cariñena (Carignan).

Montsant está na província de Tarragona e a D.O. foi aprovada em 2001.  São muitas as castas permitidas: Chardonnay, Grenache Branca, Macabeo, Moscatel, Pansal e Parellada para brancas e Cabernet Sauvignon, Carignan, Grenache, Merlot, Monastrell, Picapoll, Syrah e Tempranillo para as tintas.

Sobre o vinho:

Xabec 2008
Produtor: Celler Malondro
Castas: Grenache e Carignan (50/50)
Envelhecimento: 14 meses em barricas de carvalho francês
Pontuação: 92 pontos RP (acho que estou encontrando uma área de convergência com Robert Parker)



Notas de Degustação do Importador:
Cor púrpura com aromas minerais, de lavanda, cereja preta, ameixa preta, concentrado e maduro, tem estrutura suficiente para evoluir muito bem.
Sugestão de Harmonização: Cassoulet, Ossobuco, Caça com molhos densos e condimentados.


Meus comentários:
Nariz complexo e muito agradável de cereja e alcaçuz, com notas de especiarias e madeira.  Em boca, muito equilibrado, taninos macios, corpo médio, final persistente de especiarias e chocolate.  Madeira muito sutil, deixando as características das castas se manifestarem. Maduro, apesar de permitir guarda de até 10 anos. Excelente!!
Melhor ainda com o preço: R$ 49,00
Harmonização: Leitura de Domingo

Um comentário:

  1. Ei Sabrina, que legal o blog, só descobri hoje. Eu gosto bastante do Xabec, tem um ótimo custo X benefício. Vou dar mais uma xeretada pelos posts... Bjs., Ivo

    ResponderExcluir